Exames:

NossaClinica_Simbolo-02

Ecografias

A ecografia, também conhecida como ultrassonografia, consiste em um exame que faz uso de propriedades dos ultrassons para avaliação de estruturas anatômicas do corpo humano. O aparelho consegue converter ondas de som em imagens que, quando analisadas por um médico especialista em ecografia, podem revelar eventuais disfunções no organismo.

A ecografia é um método de baixo custo, quando comparado a outros procedimentos. Além disso, o exame não provoca nenhuma alteração nas partes do corpo analisadas, já que não emite radiação ao paciente.

Os principais exames de ecografia:

A ecografia abdominal é um exame que permite avaliar os principais órgãos da região superior do abdómen. O abdómen contém várias estruturas e corresponde à região anatómica vulgarmente conhecido por “barriga”.

Neste exame são avaliados os principais órgãos anexos do sistema digestivo, que incluem o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. O baço não faz parte do sistema digestivo, mas é também avaliado neste exame.

Quando o médico solicita um ultrassom abdominal inferior quer dizer que o foco da investigação serão os órgãos internos relacionados aos tratos urinário e reprodutivo.

Para a realização do exame Ultrassonografia de Próstata (Via Abdominal ou Supra Púbica) é essencial estar com a bexiga cheia, bebendo grande volume de água uma hora antes do procedimento. Quando o paciente estiver pronto, será direcionado à sala de ultrassom.

A ecografia escrotal (das bolsas escrotais, dos testículos, o epidídimo e o cordão espermático) é um exame por imagem que nos permite avaliar estes importantes órgãos do sistema reprodutor masculino.

O ultrassom de testículos com Doppler é um exame que possibilita a investigação das causas da infertilidade masculina.

É indicada a pacientes que já tenham histórico de variação ou doença hormonal como hipotireoidismo e hipertireoidismo, casos de câncer de tireoide na família ou que possuam nódulos palpáveis e visíveis, detectados no exame de toque.

A Ultrassonografia Com Doppler Colorido de Tireoide é a modalidade de imagem mais sensível disponível para o exame da glândula tireoide e das anormalidades associadas.

A principal função dos exames de imagem é justamente perceber qualquer problema em fase inicial de desenvolvimento, o que aumenta consideravelmente a chance de sucesso no tratamento.

A ultrassonografia com doppler é um exame que captura imagens e permite estudar os fluxos sanguíneos, bem como veias e artérias.

A ecografia das partes moles ou dos tecidos moles é um exame de diagnóstico por imagem que nos permite avaliar as estruturas superficiais, como a pele e a gordura subcutânea, podendo ser realizado em qualquer área da superfície corporal.

A Ultrassonografia de Parede Abdominal é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões da parede abdominal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

A ecografia músculo-esquelética é essencial, tanto para uma avaliação correta da gravidade da lesão, como também para excluir complicações – pelo que é importante para a classificação, tomada de decisão no tratamento, assim como para definir o prognóstico 

No caso do Doppler Colorido Arterial de Membro Inferior, o exame busca estudar as artérias presentes nas pernas do paciente, desde a região próxima à virilha até os pés. O exame é chamado de Doppler colorido pois o fluxo sanguíneo é representado em tons de vermelho e de azul.

O doppler ou duplex scan venoso dos membros inferiores é uma ultrassonografia do território vascular venoso. Trata-se de um exame não invasivo, sem punções, injeções ou uso de contraste.

A USG das artérias carótidas e vertebrais é um tipo de ultrassom (ou ecografia) vascular que estuda a velocidade e direção do fluxo de sangue das artérias, com o objetivo de avaliação do bloqueio (oclusão) ou estreitamento (estenose) das artérias.

A ecografia transvaginal permite uma avaliação detalhada do útero e dos ovários. Na fase inicial da gravidez, é um dos exames mais indicados.

A ecografia obstétrica é responsável por avaliar a evolução do feto e de seus órgãos.

Geralmente, três ecografias são essenciais: a do primeiro, segundo e terceiro trimestre. Porém, o médico obstétrico pode solicitar mais exames.

O estudo detalhado da mama, possibilitado pela realização da ecografia, permite a detecção de possíveis patologias.

Eletrocardiogramas

Eletrocardiograma também é chamado de ECG ou eletrocardiografia. É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.

O paciente deve deitar-se numa maca, de barriga para cima, tendo ao lado o pequeno aparelho chamado de eletrocardiógrafo portátil que será usado para registrar o exame no computador.

O técnico em eletrocardiograma colocará eletrodos  grudados à pele dos braços (faces anteriores dos punhos), pernas (faces ântero-mediais) e tórax do paciente, que captarão os estímulos elétricos do coração ou as repercussões deles à distância.

Após a colocação dos eletrodos nos punhos, tornozelos e tórax, o aparelho de ecg digital registra a atividade elétrica captada na pele do paciente que é produzida em cada batida do coração.

 

Ao combinar o eletrodo do punho esquerdo com o tornozelo esquerdo dentro do software do computador, criamos uma figura na tela do computador na forma de gráfico que chamamos de derivação.

 

O traçado é mostrado na tela do computador e o médico cardiologista interpreta na forma de laudo médico e depois pode ser impresso em papel A4, enviado por internet ou salvo no próprio computador.

O ecg de repouso serve para detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos.

O eletrocardiograma é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (eletricidade que ele produz em cada batimento e transmite na pele) em repouso.

É o resultado do exame de eletrocardiograma de repouso na forma de um relatório descritivo do funcionamento do coração e uma conclusão onde o Cardiologista afirma se tratar de um ecg normal ou alterado.

Este relatório médico é chamado de laudo porque é emitido pelo Cardiologista ao interpretar os registros do ecg convencional realizados no paciente.

*Em parceria com outras clínicas locais, dispomos de exames laboratoriais e de raio x

Ex. Laboratoriais

Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções.

Os exames laboratoriais são um conjunto de exames e testes encaminhados por um médico responsável e efetuados em laboratórios de análises clínicas. O objetivo é um diagnóstico da doença ou apenas um check-up, que significa controle.

Quais são os principais exames laboratoriais?

Quando o colesterol está aumentado no sangue, forma placas de gordura que podem entupir os vasos sanguíneos. Por isso, é recomendado dosar o colesterol com frequência.  Se a pessoa tem diabetes, parentes com colesterol alto ou já teve entupimento de vasos, a dosagem deve começar aos 20 anos.

Esse exame serve para fazer o diagnóstico de doenças com glicose alta (diabetes) ou baixa (hipoglicemia). Como o diabetes pode ficar muito tempo sem sintomas, é recomendado que acima de 45 anos esse exame seja feito a cada três anos.

Esse exame serve para diagnóstico e, principalmente, acompanhamento do tratamento do diabetes no longo prazo. Por estimar os níveis de glicose no sangue pelos últimos quatro meses, é possível avaliar a eficácia de mudanças de estilo de vida e controlar os níveis de açúcar.

O hemograma é um bom exame inicial quando há suspeita de anemia, infecções e sangramentos. Além disso, ele deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano em pacientes com doenças crônicas como diabetes, pressão alta e doença dos rins.

As doenças da tireoide são mais frequentes em mulheres. Estas doenças podem evoluir de forma silenciosa, sem sintomas aparentes, sendo detectadas apenas pelas avaliações laboratoriais de TSH e T4.

*Em parceria com outras clínicas locais, dispomos de exames laboratoriais e de raio x

Exames de Raio X

Mesmo com novas tecnologias, o exame de Raio-X continua sendo uma ferramenta importante para o diagnóstico de distúrbios em pacientes.

O Raio-X é um dos exames de imagem menos complexos e também mais solicitados por médicos no mundo todo, seja em clínicas ou hospitais. Geralmente, é a partir do exame que o primeiro diagnóstico é obtido.

O exame de Raio-X é realizado através de feixes de ondas eletromagnéticas, que atravessam o nosso corpo. As estruturas corporais menos densas, como a pele, conseguem ser atravessadas pelos feixes mais rapidamente, marcando o local escuro. Já os ossos e tecidos mais tensos acabam dificultando a passagem dos feixes, gerando imagens mais claras.

Ele serve para diagnosticar fraturas, cáries nos dentes, bloqueio de vasos sanguíneos, pneumonia (infecção nos pulmões), tumores e outros males.


Por ser um exame barato, simples, rápido, não invasivo e indolor, o raio X faz parte da rotina em qualquer unidade de saúde.

Mulheres grávidas, por exemplo, devem evitar esse tipo de exame em qualquer parte do corpo, já que o desenvolvimento embrionário é muito mais sensível aos efeitos da radiação ionizante. O Raio-X só deve ser realizado em grávidas em casos emergenciais, em que os benefícios superem os riscos.

 

Outra precaução que deve ser levada em conta é a utilização de um avental de chumbo para proteção das partes do corpo que não forem radiografadas, principalmente os testículos, ovários e tireóide.

Contato:

Telefone:
(51) 3649.4136 / (51) 9 9666-2911

Email:
nossaclinica.rs@gmail.com

Endereço:
R. Osvaldo Aranha, 1189 – Centro 
Montenegro / RS – 95780-000

Open chat